2° congresso Médico Amapaense discutiu “Medicina na Amazônia” com foco na promoção da saúde transformando vidas

Profissionais de Medicina atuantes em todo o estado discutiram políticas públicas e o fortalecimento da rede básica de saúde.

No período de 30 de maio a 1° de junho de 2025, Macapá sediou o 2° Congresso Médico Amapaense, que reuniu, na sede do Sebrae-AP, profissionais de Medicina de todos os municípios amapaense, além de convidados de outros estados.

O evento foi uma realização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Instituto Brasil Futuro (IBRAF), que ficou responsável pela organização de toda a estrutura do congresso. O investimento total do evento foi de R$ 600 mil, fruto de Emenda Parlamentar da deputada estadual Edna Auzier (PSD-AP), e contemplou a área de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde.

Tendo como público-alvo os profissionais de Medicina atuantes em todo o estado, interessados em discutir as políticas públicas e o fortalecimento da rede básica de saúde do Amapá, bem como a possibilidade de formulação de políticas públicas específicas para o setor, o Congresso teve como objetivo promover a formação e ampliar a política para a saúde no estado, disponibilizando espaço para debates e workshops.

Para o presidente do IBRAF, José Cleiton Dias de Melo, a parceria refletiu a necessidade de formar o debate e refletir sobre questões importantes para a saúde pública.

“A parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e o IBRAF, na promoção do 2º Congresso Médico Amapaense, representou uma oportunidade única de fortalecimento da capacitação profissional, troca de conhecimentos e atualização científica na área da saúde no estado”, disse Cleiton Melo.

O Congresso reuniu profissionais da saúde, gestores, pesquisadores e estudantes, que discutiram temas relevantes e atuais da Medicina, promovendo a integração e o aprimoramento da prática clínica e assistencial.

“Foi muito importante debater questões fundamentais para o sistema de saúde do Amapá, como a melhoria da qualidade dos serviços, a valorização dos profissionais de saúde, a ampliação do acesso aos cuidados médicos, a prevenção de doenças e a promoção da saúde da população”, pontuou o presidente.

Através de palestras mesas-redondas, workshops e apresentação de trabalhos científicos, o 2º Congresso Médico Amapaense proporcionou um ambiente propício para a atualização profissional, a troca de experiências e a disseminação de boas práticas na área da saúde.

A parceria entre o Governo, através da Secretaria de Saúde, e o Instituto IBRAF, contribuiu para a consolidação de uma rede colaborativa de profissionais e instituições comprometidos com a promoção da saúde e o bem-estar da população do Amapá.

Fonte: Comunicação/IBRAF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima