Eventos relacionadas à Jornada acontecem ao longo do ano em diversas regiões do estado.

Imagem: Max Renê/Secom-GEA/Divulgação.
(Macapá – AP) – Neste ano de 2025 o Instituto Brasil Futuro (IBRAF) realiza – com a ajuda de parceiros institucionais e igrejas evangélicas locais – uma vasta programação envolvendo o segmento gospel e a comunidade em geral, dentro do projeto Jornada Gospel 2025.
Dentre outros objetivos dos eventos que compõem a Jornada Gospel 2025, estão o fortalecimento da fé religiosa cristã evangélica, bem como a difusão da cultura gospel e o fomento ao turismo religioso.
Com um custo estimado em R$ 7.2 milhões, a Jornada Gospel atinge um público aproximado de 50 mil pessoas, em várias regiões do estado.
De acordo com o diretor presidente do IBRAF, João Cleiton Dias de Melo, o público-alvo é a comunidade cristã evangélica: “fiéis de diversas denominações que participam ativamente de eventos religiosos e culturais”, disse.
Dentre eles, artistas e músicos gospels (cantores, bandas, profissionais da música gospel); empreendedores do segmento (comerciantes e produtores que atuam na venda de artigos religiosos); turistas e visitantes interessados no turismo religioso e na cultura gospel, atraídos pela programação dos eventos. Bem como a juventude evangélica que busca novas formas de interação e expressão da fé.
“Também são público-alvo, gestores públicos e formuladores de políticas culturais que buscam ampliar conhecimento e fomentar a cultura gospel”, frisou o presidente.
“Nosso principal objetivo é fortalecer a fé da juventude cristã através de experiências espirituais, ensinamentos bíblicos e práticas saudáveis, despertando líderes e influenciadores para o Reino de Deus”, comentou João Cleiton.
PARCERIAS
Para garantir o sucesso do projeto, o IBRAF conta com apoio de instituições religiosas, governamentais e do setor privado, como: Ordem dos Ministros Evangélicos do Amapá (Omeap), igrejas Assembleia de Deus, Reviver, Batista, Quadrangular, Universal e outras denominações evangélicas. E órgãos governamentais como o Governo do Estado (que oferece apoio institucional e logístico); Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
“O IBRAF se sente honrado em promover a ‘Jornada Gospel 2025 – Fé que Move, Cultura que Une, Juventude que Transforma e Turismo transformar desafios em oportunidades’. Esse é um grande movimento que une fé, cultura, turismo e juventude, em uma caminhada de valorização dos princípios cristãos e das manifestações culturais que brotam da espiritualidade do nosso povo”, reforçou Cleiton Dias.
A iniciativa nasceu com o objetivo de fortalecer o turismo religioso no Amapá e no Brasil, promovendo uma série de eventos que percorrem diferentes cidades e comunidades ao longo do ano. São festivais musicais, encontros de oração, momentos ecumênicos, ações sociais, feiras culturais, oficinas, palestras e experiências de fé voltadas tanto ao público evangélico quanto católico, com foco especial na participação ativa da juventude cristã.
“A Jornada Gospel 2025 cria pontes entre igrejas, organizações sociais, comunidades tradicionais, artistas cristãos e líderes juvenis, promovendo o diálogo interdenominacional e incentivando o protagonismo da nova geração na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e espiritualizada”, reforçou o presidente do IBRAF.
Além do aspecto religioso, o projeto também impulsiona o desenvolvimento local através do turismo da fé, movimentando a economia criativa, o comércio regional e promovendo destinos que carregam um forte simbolismo espiritual e histórico.
Ao longo do ano, diversas ações e eventos envolvem vários setores da sociedade, como igrejas, instituições públicas, empresas e a população em geral.
Fonte: Comunicação/IBRAF.