Evento fomentou o turismo religioso, o empreendedorismo e celebrou a cultura gospel.

Imagem: Divulgação/GEA.
(Macapá – AP) – Macapá sediou, em junho de 2023, o 2° Circuito Turístico Religioso Cultural Gospel, o maior evento dessa natureza já realizado no estado.
A programação, que teve financiamento do Governo do Estado, aconteceu de 23 a 27 de junho no espaço ao lado da Catedral da Assembleia de Deus A Pioneira, na área central da capital, e também nas vias adjacentes ao templo central da denominação.
Os custos da realização foram cobertos pelo Governo do Amapá e ficaram em R$ 150 mil, usados na infraestrutura do evento, bem como no pagamento dos artistas nacionais e locais que se apresentaram durante o Circuito Gospel.
De acordo com o presidente do Instituto Brasil Futuro (IBRAF), idealizador e realizador da programação, João Cleiton Dias de Melo, “o Projeto Circuito Turístico Cultural Gospel promoveu a cultural gospel e a inclusão social desse segmento no Estado, proporcionando o exercício pleno da cidadania e cultura gospel, fomentando economicamente as manifestações por meio da música, coreografia, execução de orquestras, danças, literatura, gastronomia, artesanato e turismo religioso, com ampla participação popular”.
A abertura oficial do Circuito Gospel aconteceu no dia 23 de junho (uma sexta-feira), com prestigiado culto e show gospel na Catedral da Assembleia de Deus A Pioneira, na Rua Tiradentes, Centro de Macapá.
O Circuito Cultural Gospel prosseguiu no sábado (24) e domingo (25) com a realização da Escola Bíblica de Obreiros (EBO), Encontro de Jovens com Cristo (EJC), 1ª Mostra Literária Gospel do Amapá, além de palestras, oficinas, teatro, dança e música, também na Catedral da AD Pioneira.
Nos dias 26 e 27 (segunda e terça) o espaço do entorno do templo recebeu a Feira Artesanal e Empreendedorismo Cristão Gospel, e a Feira Gastronômica.
Milhares de evangélicos e não-evangélicos prestigiaram os eventos do Circuito Cultural Gospel nos seus cinco dias de realização.
“Foi o reconhecimento popular da história desse segmento social tão importante e influente na vida e cultura macapaense. Lembrando que no mês de junho de 2000 foi promulgada a Lei Estadual nº 537 que incluiu no Calendário Oficial do Estado o dia 27 de junho, dia de fundação da Assembleia de Deus, como o dia estadual de homenagem à Igreja’, disse o presidente do IBRAF.
VALORIZAÇÃO DA CULTURA GOSPEL
A proposta apresentada pelo IBRAF visou a colaboração mútua e parceria entre o Governo do Estado e as instituições religiosas, para promover a difusão da cultura turística religiosa, com vistas à promoção do exercício da cidadania, e também com o intuito de contemplar o segmento gospel no calendário festivo religioso do município de Macapá e do estado.
A cultura gospel é uma realidade que já faz parte do povo macapaense, e remonta ao início do século passado, tendo como marco histórico o ano de 1917. Atualidade, a cultura gospel conta com uma pluralidade de produtos e manifestações culturais, tanto de natureza material, quanto imaterial. Uma dessas formas de expressão se manifesta por meio das festividades do seguimento evangélico, já bastante consolidadas e reconhecidas pelo Poder Público e pela sociedade
“Nesse contexto, o seguimento gospel, ao longo de mais de cem anos, vem desenvolvendo uma multiplicidade de programações, projetos, ações e produtos culturais, como apresentação de orquestras, bandas, festivais de música gospel, artes cênicas, danças e coreografia, grupos corais e tantos outros produtos de ordem cultural”, lembrou João Cleiton Dias.
Através de suas manifestações culturais o seguimento gospel tem contribuído muito para despertar talentos e potencialidades humanas, na construção de uma sociedade pacífica, plural, baseada nos valores da liberdade, igualdade e fraternidade, com vistas ao pleno exercício da cidadania.
“O seguimento cultural gospel, em Macapá, destaca-se como instrumento de inclusão social, na medida em que inúmeros jovens, crianças, adolescentes, mulheres e pais de família em abandono social, recebem dignidade através da inserção deles em programações e ações cultuais que lhes possibilitam resgatar o sentimento de autoestima e de dignidade”, pontuou o presidente do IBRAF.
Cleiton Dias observou ainda que o Projeto Circuito Cultural Gospel se destinou não apenas aos integrantes do seguimento, mas a toda a sociedade macapaense que simpatiza com as manifestações culturais como música, coreografia, orquestras, danças, literatura, uma vez que a programação foi aberta ao público em geral.
OBJETIVOS ALCANÇADOS
Para o IBRAF, os objetivos específicos do Circuito Gospel foram alcançados: promoção de uma programação cultural turística religiosa gospel mediante a apresentação diversas manifestações culturais e artes integradas; incentivo à participação de talentos jovens na área da música e da coreografia; ações socioculturais; promoção de palestras voltadas à cultura religiosa gospel; além do fomento ao empreendedorismo com a feira gastronômica da culinária local.
Uma equipe técnica especializada cuidou de todo o planejamento das atividades, desde a mobilização da sociedade, plano de mídia e acompanhamento do projeto, que foi realizado, simultaneamente, em vários pontos da cidade, abrangendo as zonas Norte, Sul e Central da capital com palestras e atividades culturais e sociais.
O público estimado de frequência ao projeto foi de mais de 5 mil pessoas nos eventos principais, e cerca de 10 mil pessoas em todo o ciclo do evento.
“A execução do projeto foi de extrema importância para a valorização e difusão das manifestações culturais desse seguimento social, constituindo-se ainda em importante evento de caráter turístico religioso na medida em que Macapá recebeu, durante a programação, caravanas de diversos municípios e outros estados, que movimentaram restaurantes, rede hoteleira, serviços de transportes, dentre outros”, argumentou Cleiton Dias.
Fonte: Comunicação/IBRAF.