Nos 106 anos da Assembleia de Deus, 1° Circuito Cultural Gospel atrai mais de 10 mil pessoas

Durante os quatro dias do evento houve celebrações religiosas diversas e programações especiais.

Imagem: Divulgação/IBRAF.

No período de 24 a 27 de junho de 2025, a comunidade evangélica amapaense prestigiou a maior festa gospel já realizada em Macapá, o 1° Circuito Cultural Gospel do Amapá. O evento também comemorou os 106 anos de fundação da Assembleia de Deus A Pioneira. Os festejos foram realizados através de uma parceria entre o Instituto Brasil Futuro (IBRAF), com financiamento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e da Assembleia de Deus A Pioneira.

O investimento total foi de R$ 207.762, 23, oriundos de verbas destinadas à cultura. A celebração aconteceu na esquina da Rua Tiradentes com a Av. Presidente Vargas, ao lado da Catedral da Assembleia de Deus, no Centro de Macapá.

Durante os quatro dias do 1° Circuito Cultural Gospel houve celebrações religiosas diversas, além de programações especiais como: Escola de Obreiros, Encontro de Jovens com Cristo, 1ª Mostra Literária Gospel do Amapá, Feira Artesanal e Empreendedorismo Cristão Gospel, Festival Gastronômico, bem como a celebração dos 106 anos de história da Assembleia de Deus no Amapá.

De acordo com o diretor presidente do IBRAF, João Cleiton Dias de Melo, o principal objetivo do Circuito Cultural Gospel foi “oferecer uma programação cultural gospel festiva mediante a apresentação de orquestras, grupos de dança e coreografia, bandas, música e artes integradas, buscando incentivar a participação de talentos jovens na área da música e da coreografia gospel”.

Durante a programação houve a apresentação de ações socioculturais gospel; promoção de palestras voltadas à cultura religiosa gospel; apoio através do empreendedorismo, como a feira gastronômica da culinária local e de artesanato gospel, além da promoção do turismo religioso.

A JUSTIFICATIVA DO CIRCUITO

Na opinião do presidente do IBRAF, a produção, promoção e difusão de bens culturais constitui direito de todos seguimentos da sociedade brasileira, “que se caracteriza por ser plural em suas manifestações da cultura, não sendo, portanto, direito de apenas alguns poucos grupos étnicos ou raciais”, observou.

Nesse sentido, o projeto Circuito Cultural Gospel destinou-se a implementar a difusão de várias ações e produtos culturais gospels em alusão aos 106 anos da presença da cultura gospel no Amapá, através da Assembleia de Deus, e que, no evento, se manifestou mediante produção musical, apresentação de arte cênicas, danças, coreografias, corrida temática, orquestras, literaturas, dentre outras formas de expressão da cultura gospel.

“É de se ressaltar que dentro da cultura gospel são contempladas todas as faixas etárias e classes sociais, em que se concede oportunidade de participação de todos no processo cultural desse seguimento, oportunizando o desenvolvimento de suas habilidades e talentos. Isso contribui para o desenvolvimento humano e o fortalecimento da cidadania”, frisou Cleiton Melo.

Ele defendeu ainda que a manifestação cultural gospel constitui um direito fundamental do povo brasileiro, devendo o Estado garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional e, assim, apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais em geral, conforme determina o Art. 215 da Constituição Federal.

O 1° Circuito Cultural Gospel do Amapá ocorreu simultaneamente dentro do calendário festivo do Estado, em vários locais da capital, Macapá: na zona central houve atividades de palestras e celebração; no eixo sul ocorreram a abertura do projeto e o Encontro de Jovens com Cristo; na região norte ocorreram palestras e atividades culturais e sociais.

O evento teve a participação de um público estimada em mais 5 mil pessoas nos eventos principais, e cerca de 10 mil pessoas em todo o ciclo.

“A realização do projeto foi de estrema importância para a valorização e difusão das manifestações culturais do seguimento gospel, constituindo-se ainda em importante evento de caráter turístico religioso, na medida em que Macapá recebeu, durante a programação, caravanas de diversos municípios e de ouros estados. O que movimentou restaurantes, rede hoteleira, serviços de transportes, dentre outros”, festejou o presidente do IBRAF.

Ele lembrou ainda que através da extensa programação referente à cultura gospel no Amapá, procurou-se resgatar parte relevante da história e da cultura religiosa do povo amapaense, possibilitando também socializar os bens e produtos culturais entre os cidadãos.

FOLCLORE E CULTURA

O Amapá absorve um conjunto de tradições, lendas, crenças e costumes típicos de um povo que tem uma cultura rica em folclore, culinária, dança e arte.

O folclore amapaense tem influência indígena, africana e até religiosa, como é o caso do marabaixo e do movimento gospel. Este último, como influenciador cultural advindo dos primeiros missionários protestantes que aqui chegaram no início do Século XX.

“A cultura gospel é uma realidade que faz parte do Amapá, pois remonta ao início do século passado, tendo como marco histórico o ano de 1917. Na atualidade, a cultura gospel conta com uma pluralidade de produtos e manifestações culturais, tanto de natureza material, quanto imaterial, valendo destacar que uma dessas formas de expressão cultural se manifesta por meio das fetividades do seguimento evangélico, já bastante consolidada e reconhecida pelo Poder Público e pela sociedade”, frisou João Cleiton Melo.

Nesse contexto, o seguimento gospel, ao longo de mais de cem anos, desenvolve uma multiplicidade de programações, projetos, ações e produtos culturais, produção literaturária e tantos outros produtos da esfera cultural.

Por meio de suas manifestações culturais o movimento gospel contribui para despertar talentos e potencialidades humanas, objetivando a construção de uma sociedade pacífica, plural, baseada nos valores liberdade, igualdade e fraternidade, com vistas ao pleno exercício da cidadania.

Fonte: Comunicação/IBRAF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima